Placeholder PicturePlaceholder Picture

Indústria agro-alimentar

Placeholder Picture

Produtos alimentares e bebidas

A indústria agro-alimentar inclui as atividades de transformação de matérias-primas em bens alimentares ou bebidas e a sua disponibilização a grossistas ou retalhistas que disponibilizam os produtos ao consumidor final.

É um setor de atividade muito competitivo em que a escala constitui uma importante vantagem competitiva em segmentos mais tradicionais de consumo.

Mas dada a atual tendência do consumidor na procura de alimentos "desenhados" à sua medida - tanto associadas à preocupação com a saúde e o bem-estar, com a sustentabilidade do ambiente ou à importância para o consumidor nas diferentes formas, meios e tamanhos de embalagem associados ao estilo de vida, há um grande dinamismo neste setor que favorece o surgimento de novos produtos e de novas empresas.

Recorrendo a técnicas de marketing e comunicação modernas e a novos equipamentos e métodos de produção, estas novas empresas procuram inicialmente explorar nichos de mercado e/ou a distribuição de proximidade; mas uma vez pressentido o sucesso rapidamente a oferta se alarga a outros segmentos de mercado, se procura exportar para os mesmos segmentos de mercado em mercados internacionais e se repete a experiência criando novos produtos num processo de inovação contínuo.

Na realidade a velocidade com que estas novas empresas conseguem inovar está diretamente associada à sua sobrevivência, rendibilidade e capacidade de crescimento.

Placeholder Picture

Estratégica e financiamento

Sem dúvida que o sucesso das novas empresas está associado à competência técnica dos seus promotores e à capacidade destes em identificar boas oportunidades de negócio.

Mas para converter uma "boa ideia num bom negócio" é preciso mais.

É necessário definir uma estratégia de negócio que promova a oferta junto dos parceiros e clientes mas que em simultâneo garanta a sustentabilidade financeira do negócio.

E também é necessário que a empresa disponha dos meios de financiamento necessários não só para a instalação dos espaços fabris e para a aquisição de equipamentos adequados, mas também para fazer face às necessidades financeiras naturais de operação (capital circulante) como sejam as despesas com a aquisição de matérias primas, as despesas de marketing e promoção ou as dificuldades financeiras associadas a alargados prazos de recebimento, tão frequentes neste setor.

Placeholder Picture
Placeholder Picture

Capital de Risco, Linhas de Crédito e Incentivos

Para financiar o projeto as empresas atualmente têm várias alternativas: financiar-se através de plataformas de pequenos investidores (crowdfunding), despertar o interesse de um investidor de risco (capital de risco, business angels), aceder a linhas de financiamento a novos projetos (ADN startup, capitalizar) ou candidatar-se a incentivos ao investimento e à internacionalização.

Em qualquer caso  é fundamental ter um plano de negócio bem estruturado, fazer um estudo económico e desenvolver um plano de financiamento detalhado.

Informações

Se planeia criar uma empresa no setor agro-alimentar estamos ao dispor para auxiliar a estruturar e estudar o negócio e a procurar financiamento adequado.

Para conhecer a forma como o podemos ajudar contacte-nos através do formulário abaixo fazendo uma breve descrição do seu projeto.


Links úteis

ENEI
Reflexão estratégica sobre o Agro-Alimentar
(pdf, 1.7 MB)
IAPMEI
ADN Startup 2018
Documento de divulgação
(pdf)
PDR2020 - Ação 3.3
Apoio à Transformação e Comercialização Prod Agrícolas
(pdf)
SI2E
Apoio a Pequenas Empresas Documento de divulgação
(pdf, 3.4 MB)


Escritórios e Contactos

Kraftmática - Investimentos na Indústria
Projetos de Investimento no setor Industrial: Estudo prévio do investimento, definição de estratégia de atuação, estratégia comercial e de marketing, plano de internacionalização, estudo de viabilidade económica, candidatura a incentivos ao investimento.

Escritórios
Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, piso 1, sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, piso 2, sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia, nº 4, loja 3

Contactos
Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@kraftmatica.pt
facebook: facebook/kraftmatica